segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Como tirar ferrugem de metais

Materiais e técnicas antiferrugem para você conservar seus objetos de aço e metal

O ferro e o aço enferrujam quando são expostos à umidade e o metal sofre uma corrosão gradual. A ferrugem forma-se a partir de uma reação química entre o metal, o oxigênio do ar e a água, que se tornou ligeiramente ácida por causa da sujeira e da poeira. O ferro e o aço não enferrujam se forem protegidos dos efeitos combinados do ar e da água, consistindo a maioria das medidas preventivas em dar essa proteção ao metal.

Como evitar que seus objetos enferrujem

- Pinte o mais depressa possível as superfícies de ferro ou aço que precisem de uma nova pintura. Comece por limpar a gordura com álcool puro e deixe secar o metal. Depois dê uma demão de subcapa para metal e uma de tinta esmalte. A tinta protege o metal do contato com o ar e a água. Retoque todos os riscos na pintura antes de o metal enferrujar.

- Proteja as superfícies metálicas que não podem ser pintadas - por exemplo, as de ferramentas manuais - com uma camada fina de óleo ou lubrificante; renove-a regularmente.

- Coloque cristais de sílica-gel nos armários metálicos pequenos (não surtem efeito nos espaços grandes) para protegê-los da umidade. Os cristais absorvem a umidade do ar, mas de vez em quando têm de ser secos para se manterem eficazes.

Hoje em dia, muitas ferramentas e aparelhos são feitos de materiais que não enferrujam - por exemplo, aço inoxidável ou uma liga de alumínio - ou protegidos por cromagem ou outros revestimentos que evitam a formação de ferrugem.

Como tirar a ferrugem

- Elimine a ferrugem assim que se formar, não importa a quantidade. Uma camada fina de ferrugem pode por vezes ser eliminada esfregando a superfície do objeto metálico com uma lixa fina.

- No caso de uma quantidade de ferrugem maior, passe uma escova de arame (manual ou adaptada a uma furadeira elétrica) pela superfície enferrujada para retirar todas as crostas soltas. Proteja os olhos com óculos especiais durante o trabalho.

Depois de ter retirado as crostas de ferrugem, aplique em toda a superfície um líquido neutralizador da ferrugem, que transforma quaisquer resíduos de ferrugem numa camada negra inerte que pode receber uma demão de subcapa e um acabamento com tinta esmalte.
Pode-se também utilizar tinta de galvanização a frio ou uma tinta de zinco. Estes produtos não só neutralizam os resíduos da ferrugem e recobrem a superfície metálica com uma demão de subcapa prateada, como também evitam a formação de mais ferrugem. Depois de seca, esta primeira demão pode receber uma tinta esmalte para exteriores.